Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Uso do Véu como um Sacramental

Por Maite Tosta

O uso do véu pode ser considerado um sacramental. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “quase não há uso honesto de coisas materiais que não possa ser dirigido à finalidade de santificar o homem e louvar a Deus.” (§1670). O uso do sacramental não é essencial, portanto, à salvação, mas um auxílio.

Não é expressamente ordenado, mas é recomendado como uma prática de piedade, caso a mulher se sinta chamada a isso. Se a mulher lê as passagens bíblicas a esse respeito e sente o Espírito Santo movê-la, deve primeiramente orar e discernir a respeito.

É muito importante que um sacramental seja praticado pelas razões certas, ou seja, para o crescimento espiritual do praticante. Superstição, pressão do grupo, vaidade, nada disso são razões válidas para se usar o véu. Um bom teste a se fazer é se perguntar: “Se o Papa banisse o uso do véu amanhã, eu estaria disposta a obedecer?” Se a resposta for sim, então essa é a atitude correta. No final das contas, o uso do véu tem a ver com obediência a Deus e a seus representantes. Obediência, como dizia São Bento, é a prova de fogo para a santidade. Uma pessoa verdadeiramente humilde e santa obedece aqueles que foram designados para dirigi-la.

Voltando ao conceito de sacramental, é imporante a atitude honesta diante de Deus, e o uso honesto de coisas materiais, de modo a ordená-las para a finalidade de glorificar a Deus. O uso do véu tem a finalidade de levar a mulher a desenvolver atitudes próprias de humildade e adoração a Jesus, da mesma forma que o uso do escapulário é uma devoção que promove a piedade.

Por fim, pode-se concluir que o uso do véu é, antes de tudo, um chamado, um carisma. Cada um tem suas necessidades, seu processo de crescimento espiritual. A Igreja, mãe generosa, oferece vários meios de prover a essas necessidades, através de suas muitas formas de devoção e dos sacramentais, que, se praticados corretamente, levam o fiel à maturidade espiritual. Ademais, o hábito de usar o véu ajuda a mulher a compreender sua vocação e identidade, seu lugar na criação e na Nova Aliança, o Santo Sacrifício, bem como a real importância destes.

9 comentários:

  1. alguém sabe onde compro um véu pela internet? estou procurando um para minha esposa. caso alguém possa ajudar, por favor, envie para paulories@gmail.com. Em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Véus feitos pela Lisandra:
    http://velatam.blogspot.com/2010/02/sempre-quis-um-veu-e-nao-sabia-onde.html
    Contato: lisa_lima23@hotmail.com

    Véus feitos pela Luciana:
    http://velatam.blogspot.com/2010/01/sempre-quis-um-veu-e-nao-sabia-onde.html
    Contato: lucianalachance@hotmail.com

    Onde comprar em São Paulo:
    http://velatam.blogspot.com/2009/10/onde-comprar-sao-paulo-sp.html
    Site:
    http://www.victoriamusicc.com.br/

    Lojas online de véus em inglês:
    http://velatam.blogspot.com/2010/03/loja-online-de-veus-em-ingles.html

    fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=51707642&tid=5457883902495293248

    ResponderExcluir
  3. Vende-se véu nas livrarias loyola

    ResponderExcluir
  4. Vende-se véu nas livrarias loyola

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito que todas as mulheres voltassem a usá-los!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, o véu deve ser abençoado?

    ResponderExcluir
  7. O VÉU ME LEVA A UMA MEDITAÇÃO MAIOR DO SACRIFÍCIO DE JESUS NA SANTA MISSA, PORQUE NOS TRÁS MAIOR PIEDADE PARA COM O CRUCIFICADO. COMO PAULO, QUE JESUS CRESÇA E EU DIMINUA.

    ResponderExcluir
  8. Ao usar o véu sinto-me mais unida a Santa Missa, consigo uma maior concentração, e interiorizo mais todas as orações. Uso-o sempre em todas as missas independente do lugar em que esteja. Que bom se todas as mulheres usassem o véu para honra e glória de nossa Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho 57 anos e vivi em uma época em que as mulheres nem sonhavam ir à missa sem véu. Também nem sonhavam em usar roupa de homem........ nem sonhavam em subir em um presbitério e tomar ares de "sacerdotisa".....e além disto tomar atitudes e maneiras masculinas.
    Veio a "revolução FEMINISTA" como consequência natural dos ideais marxistas, que é procurar destruir a ordem criada por Deus, destruindo todo tipo de hierarquias dentro do sonho louco e infame que é a "igualdade" mais completa.
    As pobres mulheres sofreram um verdadeiro "massacre" ideológico e, pela fraqueza e/ou cumplicidade de maus pastores, elas aderiram em massa a este projeto destruidor da familia que é a "emancipação' da mulher, querendo assumir posições e atitudes tradicionalmente próprias ao homem, pagando por isto altíssimo preço...........aí está o resultado; basta ver como estão as familias se dissolvendo e os jovens inteiramente sem rumo.
    O que tem o véu a ver com isto?
    O véu é símbolo de submissão,recato.....pudor.....

    Tudo que o FEMINISMO quer destruir!

    Salve Maria.

    ResponderExcluir