Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Uso do Véu como um Sacramental

Por Maite Tosta

O uso do véu pode ser considerado um sacramental. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “quase não há uso honesto de coisas materiais que não possa ser dirigido à finalidade de santificar o homem e louvar a Deus.” (§1670). O uso do sacramental não é essencial, portanto, à salvação, mas um auxílio.

Não é expressamente ordenado, mas é recomendado como uma prática de piedade, caso a mulher se sinta chamada a isso. Se a mulher lê as passagens bíblicas a esse respeito e sente o Espírito Santo movê-la, deve primeiramente orar e discernir a respeito.

É muito importante que um sacramental seja praticado pelas razões certas, ou seja, para o crescimento espiritual do praticante. Superstição, pressão do grupo, vaidade, nada disso são razões válidas para se usar o véu. Um bom teste a se fazer é se perguntar: “Se o Papa banisse o uso do véu amanhã, eu estaria disposta a obedecer?” Se a resposta for sim, então essa é a atitude correta. No final das contas, o uso do véu tem a ver com obediência a Deus e a seus representantes. Obediência, como dizia São Bento, é a prova de fogo para a santidade. Uma pessoa verdadeiramente humilde e santa obedece aqueles que foram designados para dirigi-la.

Voltando ao conceito de sacramental, é imporante a atitude honesta diante de Deus, e o uso honesto de coisas materiais, de modo a ordená-las para a finalidade de glorificar a Deus. O uso do véu tem a finalidade de levar a mulher a desenvolver atitudes próprias de humildade e adoração a Jesus, da mesma forma que o uso do escapulário é uma devoção que promove a piedade.

Por fim, pode-se concluir que o uso do véu é, antes de tudo, um chamado, um carisma. Cada um tem suas necessidades, seu processo de crescimento espiritual. A Igreja, mãe generosa, oferece vários meios de prover a essas necessidades, através de suas muitas formas de devoção e dos sacramentais, que, se praticados corretamente, levam o fiel à maturidade espiritual. Ademais, o hábito de usar o véu ajuda a mulher a compreender sua vocação e identidade, seu lugar na criação e na Nova Aliança, o Santo Sacrifício, bem como a real importância destes.

10 comentários:

  1. alguém sabe onde compro um véu pela internet? estou procurando um para minha esposa. caso alguém possa ajudar, por favor, envie para paulories@gmail.com. Em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Véus feitos pela Lisandra:
    http://velatam.blogspot.com/2010/02/sempre-quis-um-veu-e-nao-sabia-onde.html
    Contato: lisa_lima23@hotmail.com

    Véus feitos pela Luciana:
    http://velatam.blogspot.com/2010/01/sempre-quis-um-veu-e-nao-sabia-onde.html
    Contato: lucianalachance@hotmail.com

    Onde comprar em São Paulo:
    http://velatam.blogspot.com/2009/10/onde-comprar-sao-paulo-sp.html
    Site:
    http://www.victoriamusicc.com.br/

    Lojas online de véus em inglês:
    http://velatam.blogspot.com/2010/03/loja-online-de-veus-em-ingles.html

    fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=51707642&tid=5457883902495293248

    ResponderExcluir
  3. Vende-se véu nas livrarias loyola

    ResponderExcluir
  4. Vende-se véu nas livrarias loyola

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito que todas as mulheres voltassem a usá-los!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, o véu deve ser abençoado?

    ResponderExcluir
  7. O VÉU ME LEVA A UMA MEDITAÇÃO MAIOR DO SACRIFÍCIO DE JESUS NA SANTA MISSA, PORQUE NOS TRÁS MAIOR PIEDADE PARA COM O CRUCIFICADO. COMO PAULO, QUE JESUS CRESÇA E EU DIMINUA.

    ResponderExcluir
  8. Ao usar o véu sinto-me mais unida a Santa Missa, consigo uma maior concentração, e interiorizo mais todas as orações. Uso-o sempre em todas as missas independente do lugar em que esteja. Que bom se todas as mulheres usassem o véu para honra e glória de nossa Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho 57 anos e vivi em uma época em que as mulheres nem sonhavam ir à missa sem véu. Também nem sonhavam em usar roupa de homem........ nem sonhavam em subir em um presbitério e tomar ares de "sacerdotisa".....e além disto tomar atitudes e maneiras masculinas.
    Veio a "revolução FEMINISTA" como consequência natural dos ideais marxistas, que é procurar destruir a ordem criada por Deus, destruindo todo tipo de hierarquias dentro do sonho louco e infame que é a "igualdade" mais completa.
    As pobres mulheres sofreram um verdadeiro "massacre" ideológico e, pela fraqueza e/ou cumplicidade de maus pastores, elas aderiram em massa a este projeto destruidor da familia que é a "emancipação' da mulher, querendo assumir posições e atitudes tradicionalmente próprias ao homem, pagando por isto altíssimo preço...........aí está o resultado; basta ver como estão as familias se dissolvendo e os jovens inteiramente sem rumo.
    O que tem o véu a ver com isto?
    O véu é símbolo de submissão,recato.....pudor.....

    Tudo que o FEMINISMO quer destruir!

    Salve Maria.

    ResponderExcluir
  10. Salve Maria, Senti no inicio da sua fala que era Escrava de Nosso Senhor pelas mãos de Nossa Senhora.
    Eu uso véu, saia, blusa no cotovelo, não mostro o colo, sou casada e amada pelo meu esposo que também preserva o pudor!

    Salve Maria!

    ResponderExcluir