Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Uso do Véu e a Modéstia Cristã

 

Casal Obama

O uso do véu, símbolo da modéstia e da alta dignidade da mulher, não se compatibiliza com o uso de roupas imodestas.

No passado, a preocupação com o modo de vestir das mulheres já inspirou a edição de normas escritas:

"As meninas e senhoras que se apresentarem imodestamente vestidas, sejam afastadas da Sagrada Comunhão e não admitidas a servir de madrinhas nos Sacramentos de Batismo e da Confirmação, e sendo caso disso impeça-se-lhes a entrada no templo". (Instrução da Sagrada Congração do Concílio contra a imoralidade das modas femininas 12/01/1930).

Se os tempos mudam e com ele o conceito de “imodesto”, resta a nós o uso de uma ferramenta importantíssima: o bom-senso. Pensemos em como nos vestiríamos para receber uma altíssima autoridade internacional, em um evento formal: nada de calças compridas justíssimas, saias acima do joelho, roupas muito justas, transparentes ou decotadas, nem de mini-blusas ou blusas de alcinha ou “tomara-que-caia”, não é mesmo ? Da mesma forma no templo, seja na Santa Missa ou em outras funções litúrgicas ou práticas piedosas, tais peças não cabem.

Desde este ponto de vista não podemos deixar de condenar a cegueira de quantas mulheres de todas as idades e condição; feitas tontas pelo desejo de agradar, elas não vêem a que nível a indecência de suas vestes chocam a todo homem honesto, e ofendem a Deus. A maioria delas teriam, em outras épocas, se envergonhado com esses estilos por grave falta contra a modéstia Cristã; e já não é suficiente que elas se exibam na via pública; elas não tem medo de cruzar as portas da Igreja, a assistir o Santo Sacrifício da Missa, e até de levar a comida sedutora das suas paixões vergonhosas até o Altar da Eucaristia onde recebemos o Autor celeste da pureza.” (Papa Bento XV, 1922, Encíclica Sacra Propediem, n. 19)

"Os pecados que levam mais almas para o inferno são os pecados da carne. Hão de vir umas modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo" (As aparições e a mensagem de Fátima conforme os manuscritos da Irmã Lúcia, pg. 66)

Julie

Quanto ao argumento de que somos um país tropical e que faz muito calor, a verdade é que sempre se consegue aguentar o calor quando quer. Incrivelmente,  algumas moças e senhoras durante o tempo quente vão escassamente vestidas à Santa Missa e a outras reuniões da igreja; e, no entanto, elas mesmas vestem-se com modéstia quando trabalham num escritório que requer formalidade, pois recebem todo o tipo de clientes, ou quando são professoras, ou quando trabalham como vendedoras e precisam usar uniformes…Ora, a sua consciência e a sua alma vale algum sacrifício, ofereça o calor como penitência a Deus.

3 comentários:

  1. Não gostei de terem veiculado a foto de Michelle Obama neste post. Isso parece reduzir o piedoso uso do véu a mero formalismo.

    ResponderExcluir
  2. Reforço o que já foi dito pelo comentário acima!

    O uso do véu não é apenas um ato externo!!!

    O casal Obama é protestante, abortista e não deveria se ter como "modelo" para um site católico!

    ResponderExcluir
  3. Reforço o que já foi dito pelo comentário acima!

    O uso do véu não é apenas um ato externo!!!

    O casal Obama é protestante, abortista e não deveria se ter como "modelo" para um site católico!

    ResponderExcluir