Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

O que diz o Direito Canônico sobre o uso do véu?

 

Até bem pouco tempo atrás, as mulheres eram obrigadas pelo direito canônico a usarem o véu na Igreja.

O Cânon 1262 §2 do Código de Direito Cânonico dizia (tradução livre a partir do inglês):

Can. 1262 §2. Os homens, na Igreja ou fora dela, enquanto assistem aos ritos sagrados, devem trazer a cabeça descoberta, a não ser que os costumes aprovados do povo ou circunstâncias peculiares determinem de outra maneira; as mulheres, no entanto, devem trazer a cabeça coberta e estarem vestidas de forma modesta, especialmente quando se aproximarem da mesa da comunhão.

Hoje em dia não é mais assim. O Código de Direito Canônico de 1983 não contém esse preceito. Com efeito, o Código de 1983 abrogou as partes do Código de 1917 que não foram intencionalmente incluídas na nova legislação (incluindo aí o Cânon 1262 §2).

O Cânon 6 §1 do novo código estabelece:

Cân. 6 § 1. Com a entrada em vigor deste Código, são abrogados:
1º o Código de Direito Canônico promulgado em 1917;

Isso quer dizer, portanto, que as mulheres são livres para usarem o véu na Igreja, mas não são obrigadas a fazê-lo.

Se não sou obrigada, por que usar?

Ora, também não somos obrigados a usar escapulário, a rezar o terço, no entanto são práticas salutares e que rendem muitos frutos espirituais. O nosso ABC do véu e os testemunhos postados aqui mostram as vantagens de se adotar esse hábito, em especial a valorização da feminilidade, como diz o Padre Paulo Ricardo na Palestra postada aqui no blog.

9 comentários:

  1. Obrigado, sra Maite Tosta pelo esclarecimento. Este blog foi até linkado no realezadecristo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E se o padre ridicularizar a mulher que usa o veu a chamando de beata, falsa cristã, e junto com os outros modernos e avançados lhe fizer toda espécie de piada e na mesma igreja os padres tratarem como mais respeito e simpatia um mulher de calça de laycra apertada, busto com decote em V provocante dizendo que Deus ver o coração e não um pedaço de pano eu pergunto por que usar o véu? Nas paroquiais modernas como as coisas estão hoje se comungar na boca ja faz o padre arregalar os olhos imagina o uso do véu. Deviam obrigar o uso do véu pelo menos na missa de São Pio V mas aqui no Ceará só uma meia dúzia usa e o padre nunca tocou neste assunto. E aí fica como?

    ResponderExcluir
  3. boa noite!
    por um acaso achei esse blog(?)e quero dizer que em 1999, nA SEMANA SANTA Jesus falava ao meu coração parA EU usar véu. Eu não entendia e repetia que a a igreja tinha abolido esse uso. Levei 4 anos ouvindo na semana santa Jesus mandando eu usar e nada. conheci uma comunidade em SP que sirvo até hoje e numa missa, um padre muito conhecido no Rio, na vespera da quarta de cinza, olhou pra mim durante a missa e disse: até quando tu vais desobedecer-me? e se pos a chorar. Fiquei em choque. Dai, coloquei o véu que me foi pedido em reparação. Uso´o véu há 7 anos e tenho divulgado essa pratica desde então. Não me preocupo com nada e nunca fui impedida por sacerdote alguns. Acho que se Deus colocar no coração de alguma mulher o desejo pelo véu; nada impedira. Uso do véu é uma dedicação e seu uso tem que ser definitivo. Mas, nada de deixar de comungar ou ir a missa por esqueceu o vé. abraços - visistem a minha comunidade- COMUNIDADE CATÓLICA REDIL DO BOM PASTOR - temos orkut, blogg e comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Dentre as controvérsias sobre o que o Código do Direito Canônico atual diz sobre o uso do véu, segue aqui um artigo que achei interessante e que defende a continuidade da obrigatoriedade do uso do véu na Igreja:
    http://stlouiscatholic.blogspot.com/2008/12/truth-unvieled-head-covering-still.html
    Abraços,
    Natália

    ResponderExcluir
  5. Padre Paulo Ricardo, SOBRE O USO DO VÉU!

    Uns dos grandes apoiadores da Canção Nova e R.C.'C', aonde as Missas são cheias de dancinhas, mãos erguidas para o alto e movimentos laterais.

    E como ficaria o véu dessas senhoras, será que depois de tanto ser balançar e se sacolejar o véu ainda permaneceria na cabeça.

    Antes de falar sobre o Véu, o Padre Paulo Ricardo tem que primeiro repreender os membros da seita carismatica (CN), à se comportarem durante a Missa. Pois a Missa não como um culto da Assembleia de 'deus'.

    ResponderExcluir
  6. Esqueceu que sem camisinha não dá? Então siga o conselho Reginho: http://bit.ly/foKnZH #fiquesabendo

    Conheça a Campanha contra a Aids deste Carnaval: www.camisinhaeuvou.com.br
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  7. Esqueceu que sem camisinha não dá? Então siga o conselho Reginho: http://bit.ly/foKnZH #fiquesabendo

    Conheça a Campanha contra a Aids deste Carnaval: www.camisinhaeuvou.com.br
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  8. boa noite!
    por um acaso achei esse blog(?)e quero dizer que em 1999, nA SEMANA SANTA Jesus falava ao meu coração parA EU usar véu. Eu não entendia e repetia que a a igreja tinha abolido esse uso. Levei 4 anos ouvindo na semana santa Jesus mandando eu usar e nada. conheci uma comunidade em SP que sirvo até hoje e numa missa, um padre muito conhecido no Rio, na vespera da quarta de cinza, olhou pra mim durante a missa e disse: até quando tu vais desobedecer-me? e se pos a chorar. Fiquei em choque. Dai, coloquei o véu que me foi pedido em reparação. Uso´o véu há 7 anos e tenho divulgado essa pratica desde então. Não me preocupo com nada e nunca fui impedida por sacerdote alguns. Acho que se Deus colocar no coração de alguma mulher o desejo pelo véu; nada impedira. Uso do véu é uma dedicação e seu uso tem que ser definitivo. Mas, nada de deixar de comungar ou ir a missa por esqueceu o vé. abraços - visistem a minha comunidade- COMUNIDADE CATÓLICA REDIL DO BOM PASTOR - temos orkut, blogg e comunidade.

    ResponderExcluir
  9. Com caminha é que não dá... não dá pra entrar no céu, não dá pra ser santo, não dá exemplo...
    Largue de ser apedeuta e vá postar métodos seculares de prevenção na acasa da sua vó.

    ResponderExcluir